fone: 19 3253-5432



Informe-se

 

Sabe como combater a cárie?


A cárie
A cárie dental é uma doença infecciosa, crônica, transmissível e de origem bacteriana. Os micro-organismos causadores da cárie formam colônias que aderem à superfície dentária por uma placa – a placa bacteriana dental. Em condições favoráveis, esses micro-organismos podem fermentar açúcares e outros carboidratos para produzir ácido, que desmineraliza o esmalte dentário. Se não for combatido em seu início, o processo de desmineralização acabará por formar uma cavidade no dente.
A cárie só se desenvolve após uma repetida e não perturbada ação ácida que produza suficiente desmineralização para que haja nova e maciça invasão bacteriana no dente, provocando perda permanente de substância dental. Portanto, não é um fenômeno instantâneo, nem inevitável.
Os dentes possuem diferentes níveis de suscetibilidade à cárie. Na dentição primária, os molares inferiores são os mais propensos à cárie e os incisivos inferiores, os mais resistentes.
Há grande relação entre a idade e a incidência de cárie. Há períodos de exacerbação, estacionários e até de inatividade. A incidência é maior nas seguintes faixas etárias:
- 4 a 8 anos: atinge os dentes temporários e os primeiros molares permanentes.
- 11 a 18 anos: ataca a dentição permanente recém erupcionada.
- 55 a 65 anos: cáries de cemento ou radiculares, com bolsas gengivais profundas.



Voltar Home



Copyright Ana Paula Manfredi Moreira - Todos os Direitos Reservados
Rua Santo Antônio, 412 - Cambuí - CEP 13024-440
Campinas - SP Tel. (19) 3253-5432